Tags

, ,

Baseado num episódio do famoso “Don Quixote de la Mancha” de Miguel de Cervantes, foi originalmente coreografado por Marius Petipa e conta com a linda música de Léon Minkus. Super virtuoso, colorido, apaixonante e cheio de humor, está no hall dos meus ballets favoritos!

Um resumo básico:

A história se passa em um mercado de Barcelona, onde Quitéria (Kitri) está sendo forçada por seu pai a aceitar a corte do rico comerciante Gamanche, que deseja se casar com ela. A moça, apaixonada pelo barbeiro Basílio, reluta insistentemente.

Basílio, por sua vez, desesperado ante a perspectiva do casamento de Kitri com Gamanche, finge querer se suicidar. Ele então pede ao pai da moça que lhe satisfaça um último desejo e lhe conceda a mão de Quitéria em casamento. O pai que finalmente cede ao pedido, se espanta ao descobrir que o suicídio de Basílio não passava de uma brincadeira.

A participação de Dom Quixote na história é cheia de aventuras que misturam a fantasia e a realidade. Ele confunde Quitéria com Dulcinéia (a mulher de seus sonhos) e mais tarde, além de participar de uma batalha contra os moinhos de vento, ainda sonha com os jardins de Dulcinéia e seus seres fantásticos.

O ballet termina com a grande festa que celebra o casamento de Quitéria com Basílio.

A versão que eu mais gosto é a do “American Ballet Theatre” com meu primeiro bailarino absoluto Mikhail Baryshnikov e a linda Cinthia Harvey nos papéis principais  ( todos os vídeos até aqui são desta versão).

Outro exemplo perfeito do pas de deux final é com o ma-ra-vi-lho-so Angel Corella e a belíssima Paloma Herrera.

Nada como começar a quarta feira assim né?

Bom Dia!!

Carol Prado.

Anúncios