Tags

, , , , , , , , , , , ,

TTatá The Bird

Hoje, estima-se que entre 70 e 75% das mulheres no Brasil sofram desse mal.

Existem mais de 150 sintomas listados nesse período do caipiroto, esses sintomas são tão variados que hoje em dia são classificados em 5 tipos diferentes de TPM.
Um para aquela mulher que se sente mais deprimida, outro em que ela se sente mais gulosinha, outro em que ela vira o próprio caipiroto e por aí vai…

Resolvi falar da TPM porque esse assunto nunca foi abordado no blog, e também porque ela é uma grande inimiga para nós que vivemos da dança!

O nome correto dessa ‘feladamãe’ é Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, ela nos visita mais ou menos uns 10 dias antes da menstruação e pode (ou não “/ ) ir embora aos primeiros dias de ciclo. Ela é causada pela alteração brusca de hormônios como o Estrógeno e a Progesterona e pode ser agravada com o consumo de álcool, cigarro ou café. Outros fatores que podem piorá-la são o sedentarismo (o que não é o nosso caso), alimentação não equilibrada e a falta de vitaminas como a B6 por exemplo.

Comigo, todo mês rola um sorteio aqui dentro para ver quais sintomas vão me perturbar mais, porém, o inchaço e a dor lombar estão sempre presentes!!!
Nesse período, olhar no espelho é sinônimo de depressão e: arabesque, pequenos saltos e bateria se tornam palavrões daqueles bem cabeludos!

Segundo o quiropraxista Jason Gilbert, a dor na lombar é uma das causas da TMP e não o contrário: “Quando nossa coluna está alinhada consegue proteger os nervos que mandam os sinais para o cérebro e todos os outros órgãos. Quando nossa coluna está com problemas, essas mensagens chegam a essas regiões de forma errada, ‘truncada’ e o funcionamento do organismo fica comprometido“… Será?

As indicações para o alívio dessa malacafenta são basicamente as mesmas: fazer exercícios e alongamentos, tomar muita água, ter uma dieta equilibrada, comer muitas folhas verdes além de evitar álcool, açúcares, cafeína e sal neste período. Em casos mais severos é recomendável a reposição de vitaminas e a indicação de anticoncepcionais, então é sempre bom procurar a ajuda de um ginecologista.

Hoje em dia existe uma campanha para a conscientização da Tensão Pré-Menstrual
Muitos patrões, professores, homens e às vezes até ‘azamigas abençoadas que não tem TPM’ acham que tudo isso é Mi Mi Mi, mas não é não!

No entanto, a TPM não pode ser uma desculpa infinita, procure o melhor tratamento para te ajudar a passar por ela ou ao menos aliviar alguns de seus sintomas, até porque, faltar sempre nos ensaios pré-festival e deixar todos os seus coleguinhas na mão também não é bacana! =D

Não se esqueçam de contar qual é o pior sintoma pra vocês!!

.

Bom dia!!!

T.hais Mello P.rado da Silva M.ello

Anúncios